Eu talvez não tenha me apresentado ou talvez você não tenha passado na minha biografia ainda, mas acho válido começar esse post apresentando minha formação acadêmica: eu sou jornalista.
Atuei em assessoria de imprensa do setor público e como repórter da editoria Cidades e com leve passagem na editoria Economia de um grande jornal diário do Vale do Paraíba.
Por que isso é importante ? Porque foi com a minha formação acadêmica e a minha rotina de jornalista que eu aprendi a tomar muito cuidado com as informações levianas, aquelas que são divulgadas sem que a pessoa tenha realmente se aprofundado no assunto... o tal do "achismo". Pior ainda é o "achismo popular": "eu acho isso porque todo mundo acha".
A facilidade em criar um blog sobre qualquer assunto leva a uma forte tendência de formadores de opiniões que só se importam com suas opiniões.
Eu só acredito, sigo e leio blogs sérios. O mínimo que o blogueiro deve fazer é checar os fatos que está divulgando.
Então esse post vem para apresentar às noivas um fator importante do seu casamento: o álbum e o seu valor.
E sim, esse post é uma resposta ao post leviano e com afirmações infelizes do blog Casando sem Grana.
Vamos lá ?!
A Máxima
Se você está organizando seu casamento, é amigo de alguém que está nessa fase, simplesmente gosta da área ou trabalha com eventos sabe da máxima que o que fica depois da festa são as fotos.
E é verdade, certo ?! Existem até frases prontas sobre como tudo passa, a comida é consumida, as flores murcham, etc etc. e só as fotos ficam.
Eu concordo com essa máxima, com uma ressalva: tudo, tudo é importante no seu casamento: bolo, doces, flores, luzes, dj, assessoria, comida, lembrancinhas, topo de bolo, convite... TUDO. Porque eu só consigo fazer fotos lindas de lugares lindos e mais importante de objetos/comidas/decoração que tenham significados especiais e tenham sido escolhidos a dedo. Eles farão parte do cenário de emoções, de lágrimas e sorrisos verdadeiros. Eles são tão importantes quanto às fotos.
Depois de registrar toda essa emoção, esses momentos, esses lugares, entrego aos noivos cerca de 1200 fotos. Estas podem ficar no DVD, irem para as redes sociais, ficar num tablet, serem impressas em posters para porta retratos ou virarem álbuns lindos, que contam a história desse dia tão especial.
A escolha é somente dos noivos !! Como tudo em seu casamento...
DVD, Celular e Tablet
Os noivos podem optar por receber o material somente em formato digital. É prático e mais barato (em teoria). E compartilham essas imagens sem nenhuma seleção, sem nenhum acuro. Passam imagem por imagem.
Ainda correm riscos da mídia escolhida parar de funcionar: dvd´s riscos, pendrives e HD`s queimam, celular e tablets são trocados.
Redes Sociais
Se você tem mais que 21 anos deve se lembrar do Orkut. Uma rede social extremamente popular. Quase todo brasileiro com acesso digital tinha um perfil nessa rede social do Google. Nem mesmo seus criadores levaram tão a sério essa rede como os brasileiros. Eu tenho ainda um perfil no Orkut. E todas as fotos dos meus filhos, passeios, trabalhos que estavam lá estão exatamente assim, lá... abandonadas, sem acessos, sem serem vistas. Nem eu visito muito meu perfil e mal me lembro do que está lá.
E não faz mais que 2 anos que eu migrei para o Facebook. E de verdade, não acho que o Facebook seja eterno, e com certeza, em algum momento ele deixará de fazer parte da minha rotina. E as fotos de recordações, dos momentos divertidos e alegres que eu vivi, dos meus trabalhos ficarão mais uma vez esquecidos.
Álbuns
Enfim, chegamos no principal item desse post. Por quê fotógrafos gostam tanto de vender álbuns ?! Porquê álbuns são espaços físicos onde contamos a história dos seus sonhos realizados. É simples assim..
Independente do formato ou material escolhido, é o seu álbum que você terá o prazer de mostrar aos amigos e familiares, que buscará quando quiser se emocionar novamente... Se você já teve a oportunidade de folhear o álbum de pessoas mais velhas (avós, mãe, amigas), sabe e reconhece a carga de emoção que eles nos remetem.
A diferença de preço e valor
Resumindo de forma rápida e lógica preço é o número cobrado por determinado produto/serviço. Normalmente é formulado com razões matemáticas simples. Valor é a importância daquele produto/serviço na sua vida. Normalmente é calculado sem tanta precisão matemática, com base em fatores sentimentais.
Ex.: Duas bolsas de couro, com o mesmo tamanho e qualidade podem ter o mesmo preço. Porém uma poderá ter mais valor se nela tiver alguns fatores que você julga essenciais: exclusividade, a assinatura do fabricante (etiqueta), o quanto você a deseja.
É um exemplo simples, mas excelente para dizer você pagará no seu álbum de casamento um valor, o valor do seu sonho. Não são apenas fórmulas matemáticas.
Dito isso, eu vou explicar porque um fotógrafo sério não só deve ganhar em cima de um álbum de fotografia, como se não o fizer deixa de ser sério.
A escolha da Gráfica
Eu não sei precisar mas existem um bom número de gráficas de álbuns de fotografias no mercado brasileiro. Na última grande feira de fotografia que participei, pelo menos 20 grandes gráficas estavam expondo os seus trabalhos. A diferença entre elas era bem mais do que o tipo de papel impresso ou capa apresentada. Vai da qualidade e garantia das páginas ao prazo de entrega.
Fotógrafos sérios visitam feiras, recebem representantes e pesquisam muito antes de definir a gráfica que fará as impressões dos seus álbuns. Depois precisam criar um relacionamento de confiança com a empresa, para que o produto entregue ao seu cliente seja fiel ao apresentado nas reuniões de fechamento de contrato.
Materiais
Existem diversos tipos de papéis, laminações, materiais de capa, de estojo, refile, etc. Fotógrafos sérios precisam estudar e muito para conhecer e entender todos esses materiais. Você noiva pode dizer "eu quero um álbum sem brilho". Nós, fotógrafos, temos obrigação de entender a sua solicitação e atendê-la. Com qualidade !
Durabilidade
Nada contra às gráficas rápidas, principalmente às que fornecem pela internet. Mas qual a garantia da qualidade e durabilidade ?! Já vi páginas desses álbuns amarelarem em menos de um ano. E aí, as suas lindas fotos de casamento, tratadas com tanto carinho e profissionalismo pelo seu fotógrafo, ficam amarelas, desbotadas, sem vida.
Fotógrafos sérios procuram empresas sérias. E qualquer problema, se responsabilizam em resolver.
Diagramação
Fotógrafos sérios ou tem em seu estúdio profissionais de diagramação ou estudam e muito muito diagramação.
Diagramar é mais do que uma arte, é mais do que uma técnica. É a união de estudo e sensibilidade.
Além da formação acadêmica, existem outros cursos para se formar um diagramador. Bons workshops, congressos, seminários... os custos variam muito, mas é necessário fazer cursos de reciclagens, de atualização que devem realizar anualmente, às vezes semestralmente.
As técnicas são importantes, mas é necessário investir também na sensibilidade: teatros, cinemas, livros, música e até mesmo cursos específicos na área de criação.
Uma boa diagramação é feita também com bons equipamentos. Fotógrafos sérios procuram manter seus monitores calibrados (sabia que a cor que você vê no computador pode ser muito diferente da vista no papel ?).
Usam softwares originais, pagam por atualizações, plugins, actions, vetores, brushes, fundos, fontes...
Criam para você uma identidade visual, com fontes e cores únicas. Nada é jogado nas páginas, tudo é calculado. Não são softwares que criam álbuns iguais... cada álbum é único.
E aliam tudo isso à incrível capacidade de contar histórias emocionantes.
Portanto, encontrar uma gráfica, criar uma identidade visual, diagramar, mandar para impressão, receber, conferir e entregar é um trabalho profissional que demanda tempo, dinheiro, investimentos únicos.
--
Noivos,
Ao optar por fazerem seu álbum, pense no valor que ele tem para vocês. Nas emoções que viverão, em para quem vão mostrar: amigos e familiares, filhos, netos... Qual história querem compartilhar ?
Fotógrafos sérios devem sim cobrar e lucrar pelos álbuns. Afinal investem tempo e dinheiro para entregar os seus sonhos. De forma responsável e bela. Com qualidade, durabilidade.
--
Nota sobre lucro:
Fotógrafo é uma profissão... não regulamentada, mas carregada de muita, muita responsabilidade. Normalmente fotógrafos são APAIXONADOS por seu trabalho. Mas se são sérios, vivem dele: pagam as contas do estúdio, equipamentos e equipes. Investem em conhecimento e estudos. Além disso pagam as contas de casa, a escola dos filhos, o convênio médico... além do básico, também viajam, compram livros, vão a shows, cinema... ou seja, vivem do lucro do seu trabalho.
Não dá para entender uma profissão que não tenha lucro.
E não dá para engolir o "não cobrar sobre a terceirização". Oras, se o fotógrafo terceiriza ele ainda é responsável.
Vou com mais um exemplo: o dono da padaria não necessariamente fabrica o pão. Mas ele lucra pelo trabalho do padeiro, certo ?
A lógica é a mesma no caso de profissionais sérios de fotografia... simples assim.
Parabéns pelo post Ana. Preço e valor são duas coisas bem diferentes.
ResponderExcluirParabéns pelo Post Ana Paula, infelizmente pessoas postam o que querem e sem informações baseadas na verdade. Infelizmente muitas noivas caem nessas conversas e pagam caro com a opção escolhida erroneamente. Se fotografos não podem lucrar nos albuns, porque os buffet's ganham, os cerimoniais, as igrejas, os dia da noiva, os musicos, salões de festas, cartórios, convites de casamentos, vestidos de noivas?? Como você foi feliz neste post, vivemos da fotografia, investimos em fotografia, respiramos fotografia, e por que não receber por elas?!!! Parabéns.
ResponderExcluirAna, adorei o artigo! Ainda tenho mais coisas a complementar!
ResponderExcluirVale ainda dizer que, fotógrafos sérios não vendem fotos! Vendem a prestação de serviço de fotografia!
bjks
Sam e Diel
Mto bom! Comentei lá citando seu título.
ResponderExcluirParabéns!
Vi aqui ler o seu post só pra me acalmar. Pq olha, as vezes dá desanimo ver tanta gente escrevendo leviandades por aí.
ResponderExcluirParabens Ana Paula! Arrasou! Respondeu muito bem aquele blogzinho!
ResponderExcluirCompartilhei la minha fa page! Parabens mais uma vez!
ResponderExcluir